Ao longo dos tempos, foram aparecendo diferentes modelos para explicar a forma e a constituição de um átomo.
MODELO ATÓMICO DE DALTON
Dalton, admitiu que a matéria era constituída por pequenas esferas maciças invisíveis - os átomos.
MODELO ATÓMICO DE THOMSON
Neste modelo, o átomo é constituído por uma esfera de carga elétrica positiva, na qual estão imersos os eletrões com carga elétrica negativa.
MODELO ATÓMICO DE RUTHERFORD
Neste modelo, o átomo é constituído por um núcleo, portador de carga elétrica positiva, à volta do qual rodam os eletrões, descrevendo órbitas elípticas.
MODELO ATÓMICO DE BOHR
O átomo é constituído por um núcleo, tal como no modelo de Rutherford, mas em que os eletrões se movem em orbitas circulares em torno do núcleo, correspondendo a cada uma delas um nível de energia. Os eletrões podem passar de uma órbita para outra por absorção.
MODELO DA NUVEM ELETRÓNICA (modelo atual)
Este é o modelo mais atual e correto da constituição do átomo, feito com base nos conhecimentos que temos hoje em dia.
Segundo este modelo, a zona central do átomo (núcleo) é constituída por protões (partículas com carga positiva) e neutrões (partículas com carga neutra); à volta do núcleo giram os eletrões (partículas com carga negativa) em órbitas não definidas, ou seja, possuem movimentos aleatórios; a maior parte dos eletrões encontram-se mais próximos do núcleo mas também há alguns mais afastados; o núcleo é muito pequeno comparado com o tamanho da nuvem eletrónica, ou seja, a maior parte do átomo é espaço vazio.
Sem comentários:
Enviar um comentário