Os aparelhos elétricos só funcionam quando os ligamos convenientemente a uma fonte de energia elétrica (como por exemplo uma bateria, umas pilhas ou as tomadas da rede elétrica).
Durante o seu funcionamento, os aparelhos elétricos recebem energia elétrica que transformam noutros tipos de energia. Por isso se chamam recetores de energia elétrica (como por exemplo um motor, uma resistência ou uma lâmpada).
Quando se liga convenientemente um recetor a uma fonte de energia elétrica, diz-se que se estabelece um circuito elétrico fechado.
Vais aprender a instalar circuitos elétricos simples, usando como fonte de energia uma pilha. Antes, porém, deves atender a algumas informações importantes:
- Todos os dispositivos elétricos têm dois terminais.
- Há dispositivos chamados interruptores que permitem ligar e desligar os recetores. Os interruptores também têm dois terminais.
Quando o interruptor está fechado, o circuito não está interrompido: a corrente elétrica está ligada.
Para ligar entre si os diferentes dispositivos de um circuito usam-se fios de ligação. Por vezes, adaptam-se crocodilos aos extremos dos fios para os prender aos componentes do circuito.
Agora já podes instalar devidamente um circuito elétrico com um lâmpada: ligas cada um dos terminais da lâmpada a um dos pólos da pilha, através de fios de ligação, intercalando também um interruptor.
Um circuito elétrico fechado é um caminho para a corrente elétrica. Os físicos atribuíram à corrente elétrica um sentido. Nos circuitos elétricos, o sentido convencional da corrente é do pólo positivo da pilha para o pólo negativo, e o sentido real da corrente é do pólo negativo para o pólo positivo.
Sentido convencional |
Sentido Real |
Sem comentários:
Enviar um comentário